segunda-feira, 8 de junho de 2015

Arroz de Pato na Panela de Pressão | Arroz Bom Sucesso





Já fiz este prato diversas vezes e nunca da mesma maneira.
E este, segundo me informaram, estava muito, mas muito bom....
Não tenho aqui o passo a passo desta receita, mas é tão simples que nem valia a pena! Mas vá, eu da próxima vez que fizer, coloco fotos do processo todo!
Nesta receita não usei a Bimby, nem para fazer o arroz , nem para desfiar o pato nem nada.
Foi tudo feito de uma maneira que eu nunca tinha feito e saiu tão bem que é certo e sabido que será repetida a mesma formula.

Ingredientes:

1 pato partido em pedaços (comprei descongelado)
1 pedaço de bacon (um cubo generoso)
2 folhas de louro
3 raminhos de coentros
1 cebola grande
2 dentes de alho
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Chouriço a gosto (rodelas p/ decorar)
Água + água da cozedura do pato
Arroz Bom Sucesso - Arroz Carolino da Lezíria Ribatejana

Preparação: 

Cortar o bacon em fatias grossas, ou seja de modo a dê mais ou menos umas 5 fatias.
Numa panela de pressão, colocar, o pato, bacon, louro, coentros, sal, pimenta e água quase até cobrir o pato.
Deixar cozinhar por mais ou menos 40 minutos. Acabado este tempo desligar o fogão, não descomprima a panela, deixe-a fazer o trabalho por sim. Depois abra a panela quando tiver a certeza que já não há nenhuma pressão.
Retire o pato para um recipiente largo e deixe arrefecer.
Retire o bacon e fatie como se fosse colocar numa pizza e reserve.
O resto do caldo, coe, num passador e reserve.
Num tacho ou numa caçarola grande, como a minha, coloque a cebola picadinha, os alho com um pouco da gordura que "boia" no caldo  e o bacon que cortou ás tirinhas.
Faça o arroz com partes iguais de água limpa e de caldo.
Cozinhe o arroz normalmente como costuma fazer.
Rectifique o sal.
Comece agora a desfiar o pato, vai ver que a carne sai tão bem dos ossos que nem precisa de desfiar na Bimby.
Assim que o arroz estiver feito, coloque num Pyrex a primeira camada de arroz, depois de pato e por fim novamente arroz.
Decore com rodelinhas de chouriço a gosto.
Levar ao forno por 20 minutos a 180º C.

Nota: eu guardei algum pato desfiado num Tuperware com caldo, e um outro Tuperware só com caldo. Assim quando eu quiser fazer uma refeição só para 1 pessoa ou 2, tenho tudo prontinho.

Bom apetite!

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...